Quem Somos O que fazemos Cursos e Oficinas Portfólio dos Alunos A Unirr que eu conheço Notícias Links Parceiros Contato
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
Mídias Sociais Siga-nos | Twitter Junte-se a nós | Facebook Acesse nosso canal no YouTube!
Tamanho da Fonte

NOTÍCIAS

De Lunda-Norte, Angola, para o mundo...com rádio, jornal e TV

 
15/4/2014

Na segunda-feira, 14 de abril, começou o curso livre e inclusivo 'Comunicador Integral da Unirr' para jornalistas de Lunda-Norte, província de Angola. Haverá aulas inclusive nos feriados de 18, 21 e 23 de abril. As atividades acontecem em tempo integral majoritariamente na sede da Escola de Rádio, no bairro do Catete, Rio de Janeiro, e só terminarão no dia 29 de abril.  A folga do grupo somente ocorrerá nos domingos. 

Desde março de 2013, nossa instituição vem sendo sondada pela Direção Provincial da Comunicação do governo da Lunda-Norte por causa dos ótimos resultados alcançados por estudantes africanos de cursos da Unirr, especialmente o realizado por Marcus Aurélio e Denise Viloa, em março de 2006, na Guiné-Bissau, para as rádios comunitárias da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - e no promovido pela Deutsche Welle, Alemanha, ministrado por Marcus Aurélio, para jornalistas esportivos luso-parlantes, em outubro de 2005.

No atual curso, realizado no Brasil, os 15 professores - 12 da Unirr e três convidados especiais - se dizem motivadíssimos para fazer o 'refrescamento' dos profissionais angolanos. Refrescamento, em Angola, é a palavra mais usada para definir 'requalificação e atualização profissional'.

Na segunda-feira, Arthur William, Marcus Aurélio de Carvalho e Renata Busch foram os professores. Na terça, Renata Victor deu aula de produção radiofônica pela manhã e Marcus Aurélio foi o professor da tarde, com técnicas criação e apresentação de crônicas de improviso, sem uso de texto escrito.

Nesta quarta-feira, 16, Silvana Lemos dá aula de reportagem no turno da manhã. Das 14h às 17h, Denise Viola dá aula de locução para diferentes formatos de texto. 

Na quinta-feira, 17, Clarissa Monteagudo dará aula de jornalismo impresso, das 9h às 12h. Gabriela Mafort será a professora de reportagem em TV, das 14h às 17h. 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Descrição da primeira foto: aula de Marcus Aurélio e Arthur William, na manhã de segunda-feira, 14 de abril. No sentido horário, João Paulo (de azul), Correia Mujanga Correia, Rita Filomena Mununga, Carlos Freitas, Isidoro Samutula, Marcus Aurélio (em pé) e Arthur William (conselheiro e professor da equipe Unirr). Na segunda foto, primeiro almoço dos jornalistas de Lunda-Norte com quatro dos integrantes da equipe Unirr (Arthur William, Raquel Pires, Marcus Aurélio e Sérgio Santos) no dia 14.

 
Voltar
 

Compartilhar


Traduzir


 

 

FW2