Quem Somos O que fazemos Cursos e Oficinas Portfólio dos Alunos A Unirr que eu conheço Notícias Links Parceiros Contato
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
Mídias Sociais Siga-nos | Twitter Junte-se a nós | Facebook Acesse nosso canal no YouTube!
Tamanho da Fonte

NOTÍCIAS

Com que roupa eu vou? Da saia justa nas entrevistas a como vestir bem o texto na TV

 
25/4/2014

A tarde de quinta-feira, 17 de abril, no curso livre e inclusivo 'Comunicador Integral da Unirr' para jornalistas angolanos foi dedicada ao texto na televisão. A professora Gabriela Mafort apresentou um conjunto de dicas sobre que critérios devem ser levados em conta para o uso eficiente da linguagem na TV: desde como compatibilizar imagem e texto escrito nos roteiros até o cuidado com cacófatos, rimas, frases longas, etc.

Em seguida, mostrou vídeos de reportagens para o debate em sala de aula. O objetivo era comparar diferentes tratamentos de um mesmo assunto para animar a reflexão sobre quem usou adequadamente o potencial de linguagem específica da TV. 

Os estudantes da província de Lunda-Norte, Angola, ficaram tão motivados com o conteúdo da aula que pediram os slides das duas apresentações feitas pela professora. Foram prontamente atendidos. 

Das 9h às 12h da quinta-feira, 17, a sala foi 'invadida' por um deputado federal, um atacante que não tem feito gols, um psicólogo, um ufólogo e um governador. Era a aula de técnicas de entrevista e os 'visitantes' citados são, na verdade, os personagens vividos pelo professor Marcus Aurélio de Carvalho para testar as habilidades dos estudantes nas típicas situações de 'saia justa' do cotidiano do entrevistador. 

Antes da gravação dos angolanos com os personagens, Marcus abordou os principais critérios que um bom entrevistador deve levar em conta na cabeça (abertura), no desenvolvimento e no pé (encerramento) de uma eficiente entrevista.

Uma quinta-feira repleta de conteúdo e, ao mesmo tempo, divertida.

 

 

 

Na foto, a professora Gabriela Mafort e os estudantes angolanos (todos de pé) após a aula da tarde de quinta-feira, 17 de abril.

 

 
Voltar
 

Compartilhar


Traduzir


 

 

FW2