Quem Somos O que fazemos Cursos e Oficinas Portfólio dos Alunos A Unirr que eu conheço Notícias Links Parceiros Contato
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
Mídias Sociais Siga-nos | Twitter Junte-se a nós | Facebook Acesse nosso canal no YouTube!
Tamanho da Fonte

NOTÍCIAS

Participantes de seminário aprovam proposta da Unirr

 
22/9/2012

As verdadeiras rádios comunitárias são promotoras de inclusão social de pessoas com deficiência 


No final do seminário 'Uma nova lei para as rádios comunitárias - marco regulatório e direito à comunicação', a Unirr sugeriu a inserção, no texto 'os 14 princípios para um marco regulatório democrático sobre rádio e TV comunitária', do entendimento de que as emissoras comunitárias devem ser um espaço de promoção da participação inclusiva de seus integrantes, com programas de rádio feitos por e sobre pessoas com deficiência, em equipes inclusivas.

O seminário e plenária da região sudeste, realizados no sábado, dia 22 de setembro, na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, foram parte do 'Ciclo de Seminários Regionais Sobre Legislação e Direito à Comunicação', promovido pela Amarc, Associação Mundial de Rádios Comunitárias.

Por unanimidade, um dos grupos de trabalho do evento e a plenária, com todos os participantes, aprovaram o acréscimo do conceito de inclusão no item 4 do texto 'Os 14 princípios...'. O item 4 é o que trata dos objetivos dos veículos de comunicação comunitária. 

As discussões dos grupos foram sistematizadas e serão juntadas às discussões e propostas apresentadas nos seminários das outras regiões do Brasil para, em seguida, serem entregues no Congresso Nacional e no Ministério das Comunicações como proposta do movimento de rádios comunitárias para uma nova legislação do setor no Brasil.

O evento contou também com a participação de estudantes da Unirr, que entrevistaram alguns dos palestrantes. As entrevistas serão veiculadas no programa de rádio do curso livre e inclusivo Comunicador Integral 2012, que será encerrado em novembro. Os programas de rádio das duas turmas do curso ficarão disponíveis no site da Unirr, www.unirr.org.br, no ambiente 'portfólio de estudantes', onde já estão programas radiofônicos de turmas da Unirr de diferentes anos. 

Na foto, da esquerda para direita, João Brant, do Coletivo Intervozes; Denise Viola, da Rede de Mulheres e Conselho da AMARC Brasil; Dênis de Moraes, professor da Universidade Federal Fluminense, na primeira das mesas de dabate do evento, no dia 22 de setembro.

 
Voltar
 

Compartilhar


Traduzir


 

 

FW2