Quem Somos O que fazemos Cursos e Oficinas Portfólio dos Alunos A Unirr que eu conheço Notícias Links Parceiros Contato
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
Mídias Sociais Siga-nos | Twitter Junte-se a nós | Facebook Acesse nosso canal no YouTube!
Tamanho da Fonte

NOTÍCIAS

Unirr dá duas palestras em Semana de Comunicação no Centro do Paraná

 
6/11/2012

O diretor executivo da Unirr, Marcus Aurélio de Carvalho, deu duas palestras nesta segunda-feira, 5 de novembro, na abertura da Semana de Comunicação da Unicentro, universidade estadual, em Guarapuava, Paraná. O evento, de segunda, 5, a sexta, 9, é organizado pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Comunicação da universidade, com o apoio da reitoria e do departamento de comunicação. 

O público da semana de comunicação é formado por estudantes de jornalismo e de publicidade da instituição e por professores de comunicação na região central do estado. Foram convidados também estudantes de comunicação da UEL (Londrina) e UEM (Maringá).

A primeira palestra de Marcus começou às 9 horas. Com o tema "radialistas e jornalistas na era do ouvinte / comunicador", o dirigente da Unirr fez uma análise de todo o processo histórico do rádio, explicando o que ele chama de "as três revoluções históricas na relação comunicador / ouvinte". A palestra foi intercalada por histórias curiosas e divertidas das diferentes décadas do meio rádio no Brasil. Marcus fechou a apresentação mostrando o por quê de ele classificar o atual momento como "a consolidação da terceira revolução - a era do empoderamento do ouvinte". Em seguida, mostrou que virtudes o jornalista e o radialista devem ter para conseguir bons resultados neste novo tempo. 

A outra palestra começou às 11h15m, com o tema "o jornalismo investigativo no rádio". Quem sugeriu a segunda parte do evento foi Luãn Chagas, presidente do Cetro Acadêmico de Comunicação do Unicentro, porque assistiu essa apresentação de Marcus no dia 13 de julho, em São Paulo, na única mesa de debates sobre o meio rádio no Congresso da Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Marcus trocou ideias com os estudantes e professores do centro do Paraná sobre o cenário econômico e político da maioria das emissoras de rádio do Brasil e como esse cenário cria algumas barreiras para a prática do verdadeiro jornalismo investigativo. 

Após as duas apresentações e as perguntas dos participantes, o diretor da Unirr, Marcus Aurélio de Carvalho, e a coordenadora executiva da ONG, Luciana Gabardo, foram convidados a visitar a Rádio Cultura AM de Guarapuava. Na emissora, que é referência em jornalismo de qualidade na região, Marcus e Luciana deram entrevista ao vivo, das 14h às 14h30m, no programa apresentado pelo comunicador Francisco Carbone. Falaram sobre o trabalho da Unirr, as metodologias de educação inclusiva da ONG e sobre o futuro do meio rádio no Brasil.

 
Voltar
 

Compartilhar


Traduzir


 

 

FW2