Quem Somos O que fazemos Cursos e Oficinas Portfólio dos Alunos A Unirr que eu conheço Notícias Links Parceiros Contato
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
Mídias Sociais Siga-nos | Twitter Junte-se a nós | Facebook Acesse nosso canal no YouTube!
Tamanho da Fonte

NOTÍCIAS

Unirr é uma das 13 instituições selecionadas pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos

 
7/11/2012

Ao todo, 258 iniciativas concorreram ao financiamento para projetos em diferentes regiões do Brasil. 

 

O projeto do curso "Rádio para uma Cidade Justa - A Comunicação Comunitária nas Ondas do Direito à Moradia", criado pela ONG Unirr, União e Inclusão em Redes e Rádio, foi um dos 13 vitoriosos no chamado 'edital específico' do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

O objetivo do projeto da Unirr é capacitar os participantes da área de comunicação do MTST - Movimento dos Trabalhadores sem Teto - na região de Taboão da Serra, em São Paulo, para que se aperfeiçoem como agentes de comunicação comunitária na luta pela moradia. Serão seis meses de atuação dos professores da equipe Unirr em Taboão da Serra.

Confira, no link abaixo, as 13 instituições selecionadas e seus projetos.
...

O Fundo Brasil concluiu, em setembro, a seleção dos projetos a serem apoiados por meio do Edital Específico Direitos Humanos e Desenvolvimento Urbano, realizado em parceria com a Fundação Ford. Serão apoiadas 13 iniciativas, de nove Estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.

Serão apoiados diretamente pelo menos cinco comitês populares da Copa de 2014, em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. Os comitês representam um espaço de mobilização popular. 

Também relacionadas aos megaeventos esportivos, há iniciativas no Distrito Federal, que vai avaliar a mobilidade urbana; no Mato Grosso, uma campanha e atividades de formação vão tratar dos impactos socioambientais e das violações de direitos humanos que ocorrem em decorrência da preparação para os jogos; na Bahia, onde mulheres negras vão tratar da violação de direitos das ambulantes; em São Paulo e no Ceará, com foco na moradia e nas ações de despejo em curso. 

Dois quilombos urbanos do Rio de Janeiro também tiveram projetos contemplados. Na Ilha da Marambaia e na Lagoa Rodrigues de Freiras - comunidade de Sacopã -, quilombolas lutam pela defesa de seus territórios. 

O processo seletivo

Para esse edital específico, o Fundo Brasil recebeu 258 proposta; 40 foram desclassificadas por não serem oriundas de regiões metropolitanas de Capital, conforme previa o edital. Como ocorre nos editais anuais, realizados desde 2007, após uma triagem inicial, os projetos são remetidos a um comitê de seleção externo. 

Neste edital, o comitê foi composto por Betania Alfonsin, Itamar Silva, Letícia Osório e Taciana Gouveia. Coube aos especialistas indicarem os projetos que deveriam ser contemplados, para decisão final da diretoria do Fundo Brasil.

Fonte: site do Fundo Brasil de Direitos Humanos -www.fundodireitoshumanos.org.br
 

 
Voltar
 

Compartilhar


Traduzir


 

 

FW2