Quem Somos O que fazemos Cursos e Oficinas Portfólio dos Alunos A Unirr que eu conheço Notícias Links Parceiros Contato
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
Mídias Sociais Siga-nos | Twitter Junte-se a nós | Facebook Acesse nosso canal no YouTube!
Tamanho da Fonte

NOTÍCIAS

Estudantes gravam programa de rádio... e os textos? Onde estão os textos, gente?

 
24/11/2012

No último sábado,  24 de novembro, estudantes gravaram o programa final da do curso livre e inclusivo Comunicador Integral. Unirr em Foco foi gravado na sede  da OBORÉ.

Na foto, Iara Pasqualini e Sérgio Augusto da Silva foram os apresentadores. Mas não aparece texto impresso nem texto em tela de computador. Como gravaram? O único roteiro, na ponta da mesa, era acompanhado pelo professor Marcus Aurélio de Carvalho. Não era um roteiro com texto corrido. Era apenas o espelho - grade de programa - que foi decidido, coletivamente, nas reuniões de pré-produção, ao longo do curso. Marcus ia apenas lembrando o que, segundo o roteiro montado pelos estudantes, deveria ser anunciado em cada momento. 

Os dois apresentadores, que são cegos, podem, desta forma, gravar em igualdade de condições com pessoas que contariam com um texto. Igualdade... ou até vantagem, pois desenvolvem, ao longo do curso, a capacidade de ouvir uma ideia e saber desenvolvê-la sem papel, sem texto escrito. Na foto, a alegria do professor Marcus Aurélio ao notar como toda a equipe - os com e os sem deficiência - construiu um trabalho de qualidade. Atrás do vidro de estúdio, Alex Simplício, que atuou como voz padrão das vinhetas do programa e foi um dos repórteres. Alex tem visão sub-normal.

Além de Iara, Sérgio e Alex, destacamos também o trabalho de Adriana Massini, Tatiana Brasileiro, Otávio Augusto, Lourdes de Oliveira, Eliane Vieira, Ana Cecília Simões e Paula Simões. O sonoplasta do programa foi Ogarth Santos, contratado pela Unirr especificamente para a operação final de áudio dos programas das turmas de sábado e da noite. A montagem na pré-produção de áudios ficou com Vanda Regina Albuquerque, assistente de coordenação da Unirr. 

Pela Oboré, o jornalista João Paulo acompanhou toda a produção.

Formar comunicadores integrais e inclusivos. Formar profissionais que saibam construir texto jornalístico sem o uso do papel ou da tela. Formar equipes de produção e reportagem que tenham qualidade e saibam trabalhar em equipes inclusivas. Missões da Unirr. Motivos mais do que justos para a expressão de Marcus Aurélio estar tão bem... na foto.

 
Voltar
 

Compartilhar


Traduzir


 

 

FW2