Quem Somos O que fazemos Cursos e Oficinas Portfólio dos Alunos A Unirr que eu conheço Notícias Links Parceiros Contato
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
Mídias Sociais Siga-nos | Twitter Junte-se a nós | Facebook Acesse nosso canal no YouTube!
Tamanho da Fonte

NOTÍCIAS

Diretor da Unirr troca ideias com a `irmã´ do rádio

 
6/12/2012


Carmem Lucia Roquette-Pinto é filha do saudoso Edgard Roquette-Pinto, chamado de 'pai do rádio brasileiro', fundador, em 1923, da primeira emissora do Brasil, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. O fundador e diretor executivo da Unirr, Marcus Aurélio de Carvalho, conversou com com Carmem após o 'Colóquio de Emissoras da EBC - Empresa Brasil de Comunicação', na quinta-feira, 29 de novembro, no estúdio sinfônico da emissora, no Rio de Janeiro. 


"Uma grande honra estar com ela e ouvir tantas histórias bacanas sobre o pioneiro do rádio no Brasil. Roquette-Pinto era um apaixonado pela missão transformadora desse meio de comunicação" disse, após o evento, o fundador e dirigente da Unirr.

Com participação de diretores, gerentes, funcionários, ouvintes das duas emissoras e representantes de instituições da sociedade civil, o colóquio do dia 29 debateu o cenário atual e as propostas para o futuro das rádios Nacional AM e MEC AM. Em 26 de novembro, aconteceu o colóquio da MEC FM. Na semana anterior, o evento em Brasília tratou das emissoras da EBC no Distrito Federal.

Após o encontro, Carmem comentou com Marcus que Edgard Roquette-Pinto ficaria muito feliz em ver que a emissora que ele fundou está passando por um processo amplo de discussão sobre seu futuro e seu caráter de rádio pública. Doada por Roquette-Pinto para o Ministério da Educação, a Rádio Sociedade passou a se chamar Rádio MEC, em 1936. Hoje, é a Rádio Música, Educação e Cultura, integrante da EBC.

Além da Rádio Sociedade, Roquette fundou, em 1934, a Rádio Escola Municipal do Rio de Janeiro, emissora educacional que atuava nos diferentes níveis de ensino. Em 1946, a Rádio Escola passou a se denominar Rádio Roquette-Pinto, homenageando seu fundador e idealizador. Roquette não concordava com a homenagem. Mesmo assim, o Prefeito Henrique Dodsworth deu o nome de Roquette-Pinto, ainda em vida, à emissora. Há mais de quatro décadas, a Rádio Roquette Pinto é administrada pelo governo estadual. A AM, 630Khz, está fora do ar há quase dez anos. A FM Roquette, 94.1Mhz, segue no ar, com programação que valoriza a música brasileira e o jornalismo.

Edgard Roquette-Pinto nasceu em 25 de setembro de 1884 e faleceu em 18 de outubro de 1954.

Viva Carmem Lucia que, entre outras atividades, luta pela reabertura da Roquette AM 630Khz.

 
Voltar
 

Compartilhar


Traduzir


 

 

FW2