Quem Somos O que fazemos Cursos e Oficinas Portfólio dos Alunos A Unirr que eu conheço Notícias Links Parceiros Contato
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
Mídias Sociais Siga-nos | Twitter Junte-se a nós | Facebook Acesse nosso canal no YouTube!
Tamanho da Fonte

NOTÍCIAS

Grande campeão paraolímpico Andre Brasil é presente no aniversário da Unirr

 
9/1/2013

 

Em 9 de janeiro de 1995, os jornalistas Valéria Márcia Mendonça e Marcus Aurélio de Carvalho e a bióloga Albina Cusmanich Ayala iniciavam as atividades da Unirr em uma sala alugada nos Estúdios Moinhos Produções, na Rua Senador Dantas, centro do Rio de Janeiro. Logo no primeiro ano, três turmas do curso livre Comunicador Integral ficaram lotadas. 

Valéria segue como presidente do conselho da Unirr. Marcus é, atualmente, da equipe de coordenação. Outros detalhes dessa vitoriosa história da ONG que tem ‘atitude que inclui’ podem ser vistos emwww.unirr.org.br, no ambiente ‘quem somos’, ‘história’.

Nas turmas de 1995, já existiam estudantes cegos, mas a metodologia específica para aulas inclusivas começou a ser posta em prática dois anos depois, no curso de locução promovido no interior do Instituto Benjamin Constant, no qual a Unirr estabeleceu como pré-requisito para a realização das aulas a presença de estudantes com e sem deficiência, em turma mista, o que não era comum no IBC, que atua predominantemente para pessoas cegas ou com baixa visão. Esse curso no IBC foi realizado também em 1998.

De lá para cá, a Unirr segue firme em sua missão. E atua nas quatro linhas de ação aprovadas pela assembleia geral e o conselho político da ONG: 
1 - treinamento de rádio e outros meios para instituições da sociedade civil;
2 - capacitação para jovens em comunidades carentes nos temas rádio e expressão oral; 
3 - aulas com metodologia inclusiva em todos os cursos e oficinas;
4 - Curso Livre e Inclusivo Comunicador Integral, principal curso da ONG, que contribuiu e contribui para a formação de grandes nomes do rádio comercial e do rádio comunitário.

Conforme depoimentos dos próprios estudantes, o Comunicador Integral também ajuda muita gente no fortalecimento da autoestima para uso da fala. A partir do curso, surgiram cantores, palestrantes e eficientes candidatos em entrevistas de seleção para os mais variados tipos de empregos.

Obrigado André Brasil pela bonita homenagem!

Parabéns equipe Unirr por 18 anos de vitórias e 16 anos de metodologia inclusiva. Parabéns professores, conselheiros e equipe de coordenação pela permanente ‘atitude que inclui’!

 
Voltar
 

Compartilhar


Traduzir


 

 

FW2