Quem Somos O que fazemos Cursos e Oficinas Portfólio dos Alunos A Unirr que eu conheço Notícias Links Parceiros Contato
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
Mídias Sociais Siga-nos | Twitter Junte-se a nós | Facebook Acesse nosso canal no YouTube!
Tamanho da Fonte

NOTÍCIAS

Inclusão de deficientes visuais e a experiência da Unirr são temas de TCC no Rio de Janeiro

 
8/1/2013

 

Alessandra Gualberto, estudante de jornalismo da Universidade Castelo Branco no Rio de Janeiro, apresentou, em dezembro, seu trabalho de conclusão de curso, com o tema ‘a inclusão do deficiente visual no jornalismo’.

O diretor executivo da Unirr, Marcus Aurélio de Carvalho, foi entrevistado por Alessandra, em 25 de agosto de 2012. A metodologia de inclusão da Unirr e a crença de ONG na ‘cota dos bem cotados’ – modelo que Marcus considera adequado para a contratação de pessoas com deficiência no mercado da comunicação – foram alguns dos temas abordados na entrevista, como insumo para o TCC.

A partir de experiências de profissionais com cegueira ou baixa visão na profissão de jornalista e através da contribuição de especialistas na contratação de pessoas com deficiência a pesquisa expôs como a sociedade pode e deve contribuir para que de fato ocorra a inclusão no jornalismo.

O estudo abordou aspectos como: tecnologia assistiva, legislação, portais inclusivos e histórias contadas por jornalistas deficientes visuais.

Foram entrevistados por Alessandra seis jornalistas com deficiência visual. Quatro deles são cegos totais que atuam no área de comunicação: Lucas de Abreu Maia, Juliano Machado dos Santos, Marcos Henrique Carvalho Lima e Joana Belarmino de Sousa. E dois são profissionais com baixa visão: Marcus Aurélio de Carvalho, da Unirr, e Jorge Luis Barisson Palermo. Os jornalistas deficientes visuais falaram sobre a rotina de trabalho e sobre política de inclusão.

Também participaram das entrevistas dois especialistas na área de contração de pessoas com deficiência: Romeu Kazumi Sassaki, outra referência em palestras sobre inclusão social no Brasil, e a deficiente visual Melissa dos Santos Bahia.

De acordo com a estudante, a pesquisa realizada foi um marco, por ter levado para o espaço universitário a temática da inclusão. "Quanto mais pessoas estiverem esclarecidas sobre o tema, mais a informação será propagada e somente assim a inclusão plena poderá acontecer", completa Alessandra.

Na foto, Alessandra Gualberto no momento da apresentação do TCC na Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 2012.

 
Voltar
 

Compartilhar


Traduzir


 

 

FW2