Quem Somos O que fazemos Cursos e Oficinas Portfólio dos Alunos A Unirr que eu conheço Notícias Links Parceiros Contato
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
Mídias Sociais Siga-nos | Twitter Junte-se a nós | Facebook Acesse nosso canal no YouTube!
Tamanho da Fonte

NOTÍCIAS

Unirr dá palestra duplamente inédita na Lafarge sobre inclusão

 
8/3/2013

O diretor executivo da Unirr, Marcus Aurélio de Carvalho, foi palestrante da tarde desta quinta-feira, 7 de março, na sede da Lafarge, na Rua Almirante Barroso, centro do Rio de Janeiro.


Segundo os dirigentes da empresa líder mundial no mercado de material de construção, o evento, realizado para gestores brasileiros da Lafarge, é a primeira palestra na companhia voltada para o aperfeiçoamento do processo de seleção e qualificação de pessoas com deficiência. 

MAIS INEDITISMO 

E, pela primeira vez na história da empresa no Brasil, foi realizada uma palestra em sistema de teleconferência, para que gestores do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte participassem simultaneamente. Até então, o sistema de teleconferência era usado apenas para reuniões.

Na abertura do encontro, o diretor de recursos humanos e comunicação da Lafarge, João Ricardo Cavalcanti, afirmou que o convite para o dirigente da Unirr é resultado do objetivo de promover uma inclusão verdadeira na organização.

Na palestra ‘o mundo do trabalho na era da cota dos bem cotados’, Marcus provoca, entre outras coisas, a reflexão sobre posturas fundamentais para construção de boas práticas em recrutamento, seleção, qualificação e retenção de talentos que promovam o mercado de trabalho inclusivo.

ALEGRIA E CONTEÚDO 

Entre uma e outra história pitoresca do rádio e de outros meios de comunicação, o palestrante, que é deficiente visual, explica que "deficiente não é o contrário de eficiente. O contrário de eficiente é ineficiente".

Marcus esclareceu por que não são mais usadas expressões como ‘portador’ ou ‘pessoa com necessidades especiais’. Debateu os papeis da família, da escola, da empresa, das políticas públicas nas cidades e das pessoas com deficiência para a garantia de direitos. Criticou os deficientes que buscam privilégios e tirou dúvidas sobre aspectos legais e pactos internacionais firmados pelo Brasil para a promoção da sociedade inclusiva. 

Descrição da foto, para deficientes visuais que seguem nossa página: Marcus está de pé, do lado esquerdo, dando a palestra. Do lado direito da foto, as primeiras fileiras do auditório da Lafarge. Em primeiro plano, do lado esquerdo baixo, o equipamento com a câmera, que transmitia o evento em tempo real para o escritório da empresa em Belo Horizonte.

 
Voltar
 

Compartilhar


Traduzir


 

 

FW2