Quem Somos O que fazemos Cursos e Oficinas Portfólio dos Alunos A Unirr que eu conheço Notícias Links Parceiros Contato
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
Mídias Sociais Siga-nos | Twitter Junte-se a nós | Facebook Acesse nosso canal no YouTube!
Tamanho da Fonte

NOTÍCIAS

Pessoa com deficiência pilota kart em corridas emocionantes

 
30/4/2013

 

Na foto, Marcus Aurélio de Carvalho, dirigente da Unirr, preparado para pilotar um kart. 

O registro foi feito por Luciana Gabardo, no estande da Parakart e equipe Mingo, na Reatech 2013. 

Mas... calma!... Não é Marcus, com deficiência visual, quem compete. O Kart da foto é utilizado para corridas de cadeirantes, em kartódromos brasileiros. 

Um dos exemplos de competições é a 'Copa São Paulo de Kart Granja Viana', que conta, desde a segunda metade da década passada, com uma categoria inédita no Brasil: a de karts adaptados para pilotos com deficiência. Neles, todos os comandos - freio, aceleração, troca de marchas, etc - estão na região do volante, para acionamento com as mãos.

A iniciativa é uma parceria da associação VIQUI (Viver com Igualdade, Qualidade e Integridade) e a equipe Mingo Racing, em parceria com o Kartódromo Granja Viana. 

“O intuito é promover a inclusão e a participação efetiva das pessoas com deficiência nas competições de kart”, explica Paulo Polido, presidente da associação.

Polido também participou de outras ações pioneiras em competições esportivas radicais, sendo o primeiro piloto deficiente no Rally Internacional dos Sertões (na categoria Protótipo) e idealizador da primeira equipe exclusiva de deficientes nas 500 Milhas de Kart Granja Viana.

“O kart é a base do automobilismo e buscamos, aqui na Granja Viana, dar o máximo de apoio para o desenvolvimento desta categoria-escola. O campeonato é bastante diversificado, incluindo desde jovens kartistas que sonham em chegar à F1 até pilotos amadores. 

A inclusão dos karts adaptados foi possível graças ao apoio de vários patrocinadores e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo)”, afirma Felipe Giaffone, promotor do campeonato e um dos campeões da Fórmula Truck.

 
Voltar
 

Compartilhar


Traduzir


 

 

FW2